A atual Igreja Paroquial de Santa Eulália de Cabanelas data de 1786 após a demolição da anterior em 1782.

Autor: J. Carlos Queiróz

Nos altares colaterais, do lado do Evangelho, encontra-se no altar maior o Sagrado Coração de Jesus, e no mais pequeno N.ª Sr.ª das Dores. Do lado da Epístola, no menor encontra-se N.ª Sr.ª do Rosário e no maior N.ª Sr.ª de Lurdes e St.ª Bernadette de Soubirous, vidente de N.ª Sr.ª de Lourdes. Este altar foi construído e “decorado” com o intuito de se parecer com o interior da gruta das aparições, em França. Local onde N.ª Sr.ª terá aparecido à jovem Bernadette, em 1958.

Na sacristia encontra-se desativada, a máquina do antigo relógio de torre, com os seus dois pesos de granito. Também ali se encontram duas arcazes muito antigas, para acondicionar os paramentos, os estandartes compridos e as bandeiras das procissões. Todas estas peças representam um património móvel de grande valor cultural e religioso.

O abade Bento da Silva, em meados do sec. XVIII testemunha que a freguesia se socorria das justiças do concelho de Prado, através dos juízes e oficiais da Câmara, e que toda essa justiça é feita pelo ilustríssimo e excelentíssimo Senhor Marquês das Minas, que é senhor e donatário deste termo da Vila de Prado, e não é sujeita a outra justiça.

Em 1758 a freguesia pertencia ao Arciprestado de Braga, à comarca de Viana e ao concelho de Prado . Era terra do Ex.º Marquês de Minas e tinha duzentas e cinquenta pessoas entre maiores e menores.

Morada:
Avenida da Igreja, 1
4730-088 Cabanelas

Padre: Dayakar Thumba

dayakarsvd@gmail.com

Autor: J. Carlos Queiróz

Em 1758 já existia. Na sua fachada está esculpida a data de 1829, mas tudo indica que se refere a obras de beneficiação e não à sua fundação.

A festa em honra da sua padroeira, Santa Ana realiza-se a 26 de julho.

 

 

Autor: J. Carlos Queiróz

Esta capela também é apelidada de capela de S. Gens, por se situar no lugar de S. Gens , antiga freguesia de S. Gens de Macarome. É uma capela de dimensões consideráveis. Alguns moradores referem-se a ela como sendo igreja.

Festa em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição 8 de dezembro.

 

Autor: J. Carlos Queiróz

O seu cruzeiro está datado de 1739, esta deverá ser a data primitiva da capela que situa na Avenida do Rio. O que hoje resta da antiga Capela é já muito pouco.

 

 

 

 

Autor: J. Carlos Queiróz

Foi fundada em 1974, a quem carinhosamente o povo da freguesia chama de S. Joãozinho da Cova por se situar num sitio fundo. Foi recentemente restaurada tendo a inauguração das obras de restauro ocorrido no ano de 2022.

A festa realiza-se no dia de S. João, 24 de junho.

 

 

Autor: J. Carlos Queiróz

Elegante construção do séc.XVIII, aquando da construção da Casa Paroquial.